terça-feira, 17 de julho de 2012

Dieta dos pontos

Lembram que no post da natação eu falei que comecei a nadar por questões de saúde? Pois bem... Além de esportes, a médica me mandou fazer dieta. O que ela me propôs foi algo totalmente possível para mim e, acredito, para todas nós: a Dieta dos Pontos. Por experiência própria, eu posso dizer que funciona (emagreci 2,5kg em um mês, antes mesmo de começar a nadar e sem muito sofrimento).

A ideia é a seguinte: eu tenho 375 pontos para gastar por dia e cada alimento tem uma pontuação diferente. Rola uma listinha com a pontuação das coisas. No início é chato ficar andando com o caderninho o tempo inteiro, mas depois acostuma e a gente acaba apredendo que tem coisas que NÃO valem à pena. Mesmo...

O bendito caderno
Por exemplo: UM salgadinho daquele de festa de criança (do pequeno mesmo, minha gente), me custa entre 30 e 40 pontos, CADA UM. Enquanto um prato de sopa de legumes e carne me custa 35 pontos. Ok, salgadinho é muito gostoso, mas... Vale à pena? Quem aí consegue comer apenas uma coxinha e ir para a casa satisfeita? Já um prato de sopa forra o estômago de qualquer um, certo?

As listas
Por iniciativa própria, cortei os salgados da minha vida. Agora, tento sempre optar por frutas (e levá-las comigo na bolsa, por garantia) ou algo que eu mesma fiz. Um pão integral com requeijão light me faz muito feliz. E foi isso que a dieta fez em mim, tomar consciência de quanto custa ao meu corpo cada coisa que eu coloco para dentro dele.


Sabe o que é o mais legal? Que eu que determino como gastar meus pontos, então se tem alguma confraternização, não vou deixar de comer um pedaço de bolo. Mas, para isso, eu vou ter consciência que não posso almoçar lasanha, ou pizza.

Minhas anotações diárias
É tudo sobre equilíbrio. Um dia desses fui comer um bombom e meu primo perguntou "Thandy, você pode comer chocolate?", a resposta virou lema da minha dieta: "posso comer o que eu quiser, mas não o tanto que eu quiser". Gula, nunca mais!

Ps: ainda me faltam entre 6 e 8 Kg para devolver ao universo. Acho que dividirei minha saga com vocês.
Ps2: existe apenas uma limitação na minha vida alimentícia: por conta do colesterol, a médica recomendou que eu diminuísse o máximo possível a gordura animal (bacon nunca mais) e optasse, sempre que possível pelos desnatados.

Beijos.

3 comentários: