domingo, 31 de maio de 2009

Além da Direita e da Esqueda

Eu já fui muito tomada pelo ardor socialista, e como todo socialista sonhava em chegar ao comunismo e tinha toda uma idéia de que só o socialismo salva, mas depois que passa essa euforia de Che, nos vem uma vontade de entender o que realmente quer dizer DIREITA e ESQUERDA na política mundial, e principalmente na brasileira.

Não é justa uma direita elitista composta por líderes regionais que são verdadeiros donos do poder em seus estados, não é justa uma direita que se diz democrática, mas que na primeira oportunidade usa argumentos simplórios para se dizer superior e atacar outros países sem ter razão ou direito real (EUA).

Porém também não é justa uma esquerda que se apóia em guerrilhas, que não deixa a população escolher se de fato quer participar de um movimento esquerdista, não é válido quem usa da imagem de esquerda e ao chegar ao poder continua a política de direita. Não é justo um presidente impor a uma população suas vontades e não ter argumentos e nem coragem de defender seu ponto de vista (Venezuela).

Depois de ver Hugo Chávez cancelar o debate político com Mario Vargas Llosa, grande escritor da língua espanhola, ele mostrou publicamente o que todos nós já sabíamos que ele não tem argumentos para defender sua forma de governo. E no momento que isso é confirmado não importa mais se é direita ou esquerda, e sim se é um movimento para o povo ou um movimento de um homem. Isso mostra por que Chávez acaba com emissoras de TV que são contra ele e prende pessoas que tendam mostrar outros caminhos para população, alienar é o primeiro passo para permanecer no poder, por isso, para mim mesmo que Chávez fosse um bom político, o fato de ele não dá oportunidade da população escolher, mostra sua fraqueza enquanto líder.

Usei Venezuela como exemplo por estar em evidência, mas a política de alienar a população está em vários lugares do mundo, principalmente na América Latina. Educação deveria ser prioridade para todos, acesso a informação de diversas fontes deveria chegar a todos, mas fazer isso é criar uma sociedade crítica, o que não é nada bom para políticos fracos.

No começo disse que me desiludi com a esquerda maxista, e o que sou hoje? Hoje eu digo que vou além da esquerda e da direita, o que é melhor um capitalismo selvagem ou um socialismo opressor? Não vejo muita diferença, para ser sincera. O que falta no mundo não são ideologias (isso tem de sobra), o que falta são homens de caráter e ética.

E o mais importante é que esse debate sobre esquerda e direita chegue ao povo, que não seja apenas diferença de cor: vermelho x azul. Não adianta os universitários e intelectuais decidirem que o socialismo é mais ou menos justo, a população tem que ter direito de conhecer qual dos dois movimentos é melhor e decidir se prefere ser socialista, de centro ou de direita. Mas como disse, antes de chegar nesse nível de escolha, procuramos bons homens, afinal mais importante é o caráter ou a ideologia?


Por Samara Correia

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. melhor post até agora! Sem discussão! Gostei muito, viu Sami?!

    Vamos lá então...

    Ter uma ideologia, às vezes define sua personalidade. Mas nada é individual e pessoal visto que vivemos em grupo e sendo assim temos interesses em comum uns com os outros.

    O mesmo acontecesse na política: não adianta dividir classes ou lados, tornando um lado "mais superior" ou "menos superior" que outro. Sempre, na política, terá que haver união... se não como disse o nosso professor dia desses isso virará ditadura. Resumindo, nenhum sistema sobrevive sozinho.

    Partindo dessa premissa, acho que o caráter é o mais importante... afinal estaremos elegendo pessoas, e não ideologias. As ideologias ficam a cargo dos bastidores da política, visto o interesse e a aliança que estas precisam ter.

    Boa semana!

    ResponderExcluir