quarta-feira, 4 de novembro de 2009

e-book






Eu não sei vocês, mas desde que ouvi falar do e-book pela primeira vez sempre achei algo desnecessário, porque pra falar a verdade, parte do encanto de se ler um livro está vinculado a anatomia do próprio livro, seu formato, sua facilidade de ser carregado, o cheiro (acreditem se quiser, mas tem gente que é super viciado em cheio de livro).

Depois de um tempo e de algumas pesquisas de tipos, acabei percebendo que a tal coisinha me interessava um pouco, porque pra falar a verdade, o formato não é nada ruim, o que o torna super prático pra carregar, tanto pras meninas que tem bolsa, quanto pros meninos que não tem muito onde colocar, além de carregar na mão. Depois disso tudo, outra coisa entra na jogada, a facilidade que você pode encontrar os livros na internet e o preço, mas será que realmente tudo isso compensa?? Será que na pesagem de custo - benefício quem leva a melhor??

Estava eu no site do Estadão, quando me deparo com um artigo sobre o Kindle2, que no caso seria um dos últimos lançamentos da geração e-books. O modelo foi lançado em 2009 e é vendido em mais de 100 paises, incluindo o Brasil.Além das vantagens já detalhadas acima, eu encontrei poucas coisas boas sobre o produto e muitos comentários ruins.




O preço por exemplo foi o primeiro ponto discutido, já que o queridinho custa 900 reais, além disso nós temos o fato de ele não ser touch screen e diferentemente de telas LCD, não emitir luz própria, ou seja, tem que ser lido em luz ambiente. Outro dos pontos que pesam contra o coitado, é a falta de conexão Wi-Fi, todos os livros tem de ser baixados no site da Amazon (12 reais cada livro) via conexão de celular, o que quase sempre gera transtornos.

No final das contas o jornalista do artigo aprovou o produto e disse que ele ainda fará muito sucesso dentre aqueles leitores que gostam de ler livros em inglês, graças a "facilidade" em se encontrar os livros.

E vocês o que acham disso?? Acham que é algo que realmente vale todo o dinheiro empregado ou é só mais uma dessas criações inúteis?










7 comentários:

  1. Acho que criações inúteis. Prefiro livros palpáveis com folhas... Para mim é mais encantador.

    ResponderExcluir
  2. Não digo com certeza, pq não tenho certeza de nada! Mas... sinto que vou ser uma eterna antiga... não quero deixar meus livros de papel..com páginas para passar, formato ..e tudo mais para o passado!!!

    Nada de e-books para mim!


    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  3. Bom...
    Eu sou apaixonada por livros, quando entro em livrarias gasto horas e horas olhando e tocando em todos, lendo um parágrafo de cada um.
    Mas não posso negar que me é tentador ter um livro inteiro sem ocupar muito espaço e sem pesar na bolsa.
    Acredito que essa versão não fará tanto sucesso, será uma espécie de "teste".
    Acho que vai acontecer o que acontece com toda tecnologia, a primeira versão é uma bosta e cara. Ai vai evoluindo, ficando mais funcional e barateando.
    Eu acredito no e-book. Como um meio prático e "ecológico" (esse é o grande argumento, né?)
    Mas, sei que não será por causa dele que os livros acabarão, se é que acabarão.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. nada se compara ao cheiro e a textura do papel; e olha que eu nem sou dos leitores mais assíduos (grande erro meu, admito!). Bjos, saudações musicais.

    APS

    ResponderExcluir
  5. por ora, prefiro continuar comprando no brechó. muito mais em conta. em livros de bolso cabem na minha bolsa :]

    mas no futuro, acho que e-books ainda serão muito úteis. é bom pq não gasta papel também, o que deixa mais ecológico. mas isso só se o gasto em energia pra iluminar o bichinho não seja maior que o de produzir o papel, óbvio.

    mesmo assim, acho difícil e-books substituírem papel. ler no monitor cansa muito. e é a mesma história da agenda eletrônica. quase todo mundoi continua anotando em papel. é muito mais fácil.

    beijo :]

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Minha prima ama cheiro de livro.
    Acho uma criação inútil. Prefiro meu bom e velho livro de papel.

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vi pela primeira vez fiquei super empolgada, mas nada melhor do que folhear um livro sentir aquele aroma maravilhoso de papel (adoro cheiro de papel! aloka) e ter uma prateleira pra guardar todos!

    E outra, dá pra investir em muuuitas coisas (e livros) com $900 royales não é verdade?!

    Beijos

    ResponderExcluir