sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cabelos e natação

Eu sempre odiei esportes. Mesmo. Na verdade, nunca tive qualquer tipo de coordenação motora para praticá-los e, por isso, investia mesmo era na preguiça de ver filme e comer brigadeiro.

O resultado de tamanho "ódio"? Aos 21 anos fui diagnosticada com problemas de colesterol e insulinoresistência (a tal da diabetes tipo 2). A raiz da minha árvore genealógica é podre, tem gente com doenças crônicas para todos os lados (a diabetes é a mais presente, quase amiga da família).

Eis que minha querida médica me deu uma opção: a sagrada combinação de dieta balançeada e ESPORTES. Não importava qual, tinha que fazer alguma atividade física. Rodei, rodei. Pensei em danças, em lutas (juro que o MMA foi uma opção), em corrida... Mas, de tão saudável que sou, tenho problema no joelho, e nenhuma dessas parecia algo seguro para meu amado joelhinho. Eis que me vem a magia na cabeça: "vou começar a nadar".

E é aí que entra o maior de todos os problemas quando se mistura mulheres e piscina: a tal da cabeleira. Afinal, ninguém merece cabelo duro e palhoso, né? Mas, não criemos pânico! Para tudo na vida tem solução, e antes mesmo de fazer minha matrícula dei uma boa pesquisada em como manter meu cabelo bonito mesmo com a piscina duas vezes por semna. Testei algumas coisas, e vamos às dicas de sobrevivência:


1-  Leave in: Essa preciosidade do mundo dos cosméticos faz uma espécie de barreira entre o fio e a água. Mas, lembre-se, nada de exagero. Ninguém quer deixar a piscina puro creme, né? Atualmente, estou usando o Pro-Vida, da Yenzah. O efeito dele é quase instantâneo, só que ele tem cheiro de nada.


2 - Touca: A touca é uma eterna protetora! Além de evitar aquele mundo de fios soltos na piscina (eca!). Ela limita um pouco a entrada do cloro nos cabelos. Dizem por ai que as de silicone são ótimas, e que o cabelo sai quase seco da piscina. Eu nunca consegui usar (arranca meus cabelos, cruzes), mas a de helanca (pano) me faz muito feliz.


3 - Saiu da piscina? Banho! Quanto menos tempo o cloro ficar nos fios, menos tempo ele vai ter para destruir seus cabelos. Por isso, a primeira coisa a fazer quando sair da piscina é lavar bem lavado.

4 - Shampoo anti-resíduo: O maior aliado da vida é o shampoo sem sal anti-resíduo. Nem preciso explicar o motivo, né? Sempre passo "duas mãos" de shampoo, para garantir que saiu tudo. Na hora que enxágua fica meio duro, mas é só passar condicionador que tudo se resolve.



5 - Máscara/hidratação: Pelo menos de 15 em 15 dias (se a situação estiver muito tensa, uma vez por semana), passe uma máscara de tratamento capilar mais forte no cabelo. Eu faço no banho mesmo, e fico esperando um pouco para enxaguar. E lembrem-se, tem que tirar o creme todo. Se não, o efeito é contrário. E o cabelo ainda fica com aspecto de "ensebado". Esse eu ganhei da minha tia de presente quando ela voltou dos States, é ótimo. Mas eu não faço a mínima ideia se tem para vender por aqui.


6 - Não lavar no outro dia: Essa é a mais difícil para mim. Eu spu neurótica e tenho o costume de lavar os cabelos TODOS os dias (eu sei que não pode). Mas como faço aula a noite, sempre tento no outro dia de manhã não lavar o bichinho, para ele dar uma descansada. Aí, é só me jogar em diademas, tiaras e nosso bom e velho rabo-de-cabelo.

Lembrando que meu cabelo não tem nenhuma química, e por isso só a hidratação em casa resolve, porque há muito tempo não futuco a saúde dele e agora está totalmente natural. Agora, se você tinge, alisa ou faz qualquer coisa dessas, vai precisar de um pouquinho mais de atenção.

Então, eis o bichinho após dois meses de natação (que eu estou adorando), duas vezes por semana, numa piscina que dá para sentir o cheiro de cloro de longe:


Até que ele está resistindo bem, né? :) E a loirisse toda da primeira foto é porque o quarta estava claro, ai meu cabelo muda de cor. Mas a cor que eu enxergo é mais a segunda. (ah, não tem filtro de cor nessas fotos do cabelo)

E vocês? Têm algum segredo capilar? Conta para a gente!

Beijos.

10 comentários:

  1. Agora me deu até vontade da fazer natação, haha. Estou precisando fazer algum esporte também. Queria praticar tênis, mas quem disse que eu vou me inscrever?
    Essa vida de mulher é difícil en? Mas o resultado é gratificante. Não ter aquele cabelo todo agredido pelo cloro.
    Como uso muito o secador, (porque não gosto de ficar com o cabelo molhado) sempre passo um protetor térmico :)

    bjs
    ederoerasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu na verdade não ligo muito para o meu cabelo, pois eu posso fazer qualquer coisa com ele que não sai do lugar. Na verdade queria mudar alguma coisa nele, mas por enquanto vou deixar do jeito que tá.
    Bom fds!

    ResponderExcluir
  3. Bom ter vcs de volta:)
    Adorei as dicas... Natação é realmente um esporte muito bom;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ficho feliz que tenham voltado, vou voltar a acompanhar voces!

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai, cloro é um perigo mesmo! Mas aparentemente você está super protegida! Seu cabelo tá lindo!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. faço natação e não me preocupava com meu cabelo, agora que vejo o estrago gostaria de saber se tem como fazer com que ele volte ao normal ?.. meu cabelo é um tipo de liso/ondulado masculino... molhado é bonito acho seco feio, pois ficar com uns fios pra cima e mto sem vida. Desde já agradeço ;)

    ResponderExcluir
  8. Dica da touca: use duas, a de silicone por cima da de helanca. Ou então compre uma de silicone forrada de pano, tem algumas por aí e não é muito mais caro :)

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima dica é uma shampoo chamado Verão da Bioextratus. É maravilhoso porque tira todoo o sal e cloro do cabelo e é de uso diário, o que o anti-resíduos não é.
    adorei as dicas querida! sucesso!!!

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, nem a de silicone funciona, molha totalmente o cabelo, e não somente nas bordas, como comentado acima... testei a de silicone por 3 dias, e assim que saía da piscina e tirava a touca, vi que gastei dinheiro a toa. Foi como se entrasse na piscina sem a mesma!
    Não tem jeito. Uso leave-in antes, e quando saio do treino, uso máscara. Fazer o que...

    ResponderExcluir