terça-feira, 20 de abril de 2010

Um caso de Amor



Amanhã Brasília faz 50 anos, não vai ter o tão comentado show internacional, mas deixa eu dizer uma coisa, depois que passa a raivinha por ter esperado algo que não vai acontecer, até achei bem legal um show com artistas brasileiros e principalmente brasilienses. Quem melhor para entender tudo que tá acontecendo, e fazer dessa festa não só mais um show, mas um manifesto.

Um manifesto que fale desses problemas todos que estão ocorrendo aqui em Brasília, reflexo da política do Brasil. Porém, um manifesto que também fale do povo, da alegria de ser Brasília. São 50 anos de um sonho que virou realidade. Uma realidade que se firmou com muitas dores de trabalhadores que morreram construindo as lindas obras de Oscar Niemeyer, e de muitos outros que contruíram Brasília e depois foram jogados para longe, para que a pobreza não ficasse perto do poder.

Hoje, com o crescimento da cidade, mesmo que tentem esconder não tem mais como, a população cresceu muuuito, por conta de um tipo de política que vemos em todo Brasil, deixar invasões crescerem para virar uma plataforma eleitoreira. Um monte de pessoas com sonhos, quem não tem assistência e ainda são enganados por aqueles que deveriam ajudar. Aqui também temos cidades satélites em cima de lixão, bombas vivas.

Talvez, o que salve Brasília de ter desastres como os do Rio é nossa geografia, um planalto central. Nem um morro, ladeiras quase insignificantes, um horizonte sempre avista, isso sim é característica linda da cidade. A sensação de sempre estar perto do céu, que é de um azul lindo e profundo, e de um pôr do sol que consegue encontrar todas as cores da aquarela.

Do alto de seus pontos positivos e negativos, como toda cidade, como reflexo do Brasil. Brasília merece sim ser comemorada, pelo seu povo que luta diariamente, e pessoas boas de todas as classes, cores, de todas as regiões do Brasil e do mundo, e de vários sotaques... Afinal só aqui uma mesma pessoa fala naturalmente: Ixiii, Bahhh, Ouxii, Véii, Brother, Mano, Truta, Aff Maria, Tchê, Cara, Tipo...

Vamos celebrar uma cidade que deu tantos filhos brilhantes para música brasileira, onde nem todo mundo mora perto do presidente, a grande maioria não é filho ou parente de político, onde o ar é seco, as tesourinhas são a graça do trânsito, onde a faixa de pedestre é respeitada, cidade verde... Talvez a frase "Brasília o Brasil está aqui" não seja falsa: Eu sou de Brasília, meus pais do Piauí, meu namorado de São Paulo, amigos de tudo quanto é canto desde Goiânia, até Rio grande do Sul, pra que maior diversidade?!

Amanhã essa cidade faz 50 anos de uma história que tem tudo para dar certo, se de hoje cada um começar a fazer sua parte. Vamos pelo menos por uma dia, lembrar da Brasília do povo e não dos políticos! Na Brasília que eu amo (siiiim eu amo esse lugar), vamos comemorar todos os pioneiros que acreditaram que o sonho poderia ser verdadeiro. Vamos comemorar de Legião Urbana a Oswaldo Montenegro, comemorar a força de quem construiu e a criatividade de quem desenhou.


E nada de esquecer que esse ano tem eleição, todos vamos ter a chance de melhorar TODOS os políticos aqui de Brasília. Dos federais, até os distritais. Vamos limpar Brasília desses políticos corruptos, esse sim seria um grande presente para cidade, melhor que qualquer show de Madonna ou U2!!

(texto ficou meio enooorme hauahuahu, mas é que poxa, 50 anos da minha terrinha!!!!!!! *-*)


Update: gente acho que todo mundo já tá sabendo o que é o bloglovin, certo?! É tipo um twitter só que lá você segue seus blogs prediletos!! O Relativizando já tem o seu, então é só seguir ;D

Follow Relativizando Absurdos



15 comentários:

  1. Hoje eu não tenho muito o que comentar não. Adorei o texto!! Ficou muito bom e muito lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Você vai no show??? Tira umas fotos pra gente ver!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, acho bacana esse manifesto, porque sempre pensamos em Brasilia com toda aquela caca que alguns governantes fazem, mas também existe a população, também merece ser lembrado com alegria.

    É bem mais prático colocar tudo na máquina, mas para conservar e manter algumas peças é importante prestar atenção e tomar alguns cuidados.

    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  4. Vai ter muitas festa? Se houver divirta-se!

    ResponderExcluir
  5. Aodrei o post. Só senti falta do "Uai" em sotaques! rsrsrs.
    Quem vem para Brasília não quer mais sair daqui. Eu me apaixonei pela cidade de cara!
    Amanhã, vou comemorar me sentindo de casa.
    Beijos e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que foto linda Sami!
    Olha, eu nunca fui em Brasília, e pra falar a verdade nem tenho vontade, mas seu amor por sua cidade deve ser como o meu por São Paulo.
    Parabéns pra sua cidade!
    Parabéns pra Oscar e Juscelino!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Acho tão legal gente que ama a cidade que vive. Acho mesmo. Porque é TÃO ruim não gostar do lugar onde a gente mora, tão ruim! Eu bem sei como é!
    Ainda preciso conhecer Brasília, tenho tanta curiosidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pra sua cidade! \o/

    Nunca estive aí...meu pai q foi há mtos anos atrás e disse q é bem seco...rsrs

    Bjosss!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pra Brasília... ainda não conheço, mas vou conhecer um dia:) Vou seguir vcs sim;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não conheço Brasília mas parece ser uma cidade linda!
    Aproveita bastante os shows!!

    Já tem DIY do colete lá no blog, vê lá!!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  11. um dia vou conhecer essa cidade tão digna! =~~





    beijos dignas =*

    ResponderExcluir
  12. Ai minha terrinha tb!!! Parabéns 'Brasólia'!! haha

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente AMO!!!!!!!Minha cinquentona!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. queria muito conhecer brasilia.. quem sabe um dia!!

    ResponderExcluir
  15. 50 anos? uma adolescente AUshUASHua ;D
    adoreei o texto ;D

    ResponderExcluir