quarta-feira, 15 de julho de 2009

Harry quem?

ATENÇÃO!!
Esse post será TOTAL spoiler do filme Harry Potter e o Enigma do Princípe.
Se você ainda não viu e/ou tem problemas com "estragar surpresas", não leia.
Vá ao cinema e volte mais tarde!



Eu CRESCI junto com o Harry, sabe, comecei a ler quando era guriazinha e desde que eu li o primeiro livro me apaixonei pela SÉRIE. Porém, os filmes da saga têm sido aquela prova viva de que o livro é MUITO melhor do que o filme.
Desde o A Câmara Secreta eu meio que desisti que os filmes fossem fiéis aos livros, aceitei em meu coração que eram duas linguagens completamente diferentes e que adaptações eram necessárias para que os filmes se tornassem viáveis.
Mas... em Harry Potter e o Enigma do Princípe eles abusaram.
Sim, eu ODIEI o filme... Muito.
Para quem leu o livro, eles simplesmente acham que são desnecessárias cenas extremamente importantes do livro, importantes para a HISTÓRIA e para explicar o que acontecerá nos próximos filmes.
Para quem não leu, o filme te deixa perdido ao invés de te colocar por dentro da trama.

O filme é uma mescla de algumas cenas que poderiam ser GENIAIS, mas têm os seus melhores detalhes deturpados, que são completamente superficiais e ficam desconexas umas com as outras.
Sem contar a troca das prioridades da história, Rony Weasley e Draco Malfoy viram protagonistas. A saga amorosa de Rony com Lilá Brown é mais enfatizada do que a própria trama que deveria ser o foco do filme. Tá, essas cenas ficaram excelentes, eu adoro o Rony. São as cenas mais divertidas do filme, mas não deveria ser o objetivo. No entanto, a menina que interpreta Lilá está de parabéns. Ela é um NOJINHO, como deveria ser...



Ah! Tem também a inexistência de aulas. Exceto a aula de poções, nenhuma outra matéria foi dada durante TODO o filme.
O fato de que eles ENFIARAM a Gina em todos os momentos, e forçaram a barra tornando uma coisa que era discreta em uma coisa óbvia e chata. Tenho certeza que eles esqueceram de ler no livro a seguinte frase "Ele se acostumara de tal maneira à sua presença no verão que quase se esquecera de que Gina não andava com ele, Rony e Hermione quando estavam na escola" (p. 109 de HP e o Enigma do Príncipe), e esses detalhes assim me incomodam.

Salvo por algumas cenas muito bem boladas, onde a morte do Dumbledore NÃO está na lista, e alguns efeitos especiais que ficaram muito bons, a destruição da ponte no início, por exemplo.
O filme em geral é uma porcaria, adiciona cenas COMPLETAMENTE desnecessárias e corta cenas e detalhes CRUCIAIS. Eu fui plenamente enganada pelo trailer e tive esperanças com esse. Mas ele não foi NADA fiel à história, e é simplesmente vazio e confuso. Só faltou mudar os nomes dos personagens.

Confiram o trailer, é melhor do que o filme!





P.S.: Samara, quando chegar a noite do shopping, conversaremos sobre isso! ;]





Beijos.
Thandy
Sim, estou frustrada.

5 comentários:

  1. aiii.. eu queria tanto ter ido hoje p/ pré-estréia!

    Nossa agora to curiosa pra ver o filme depois do você disse Thandy.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Vou ler depois que assistir o filme, daí vou ter uma melhor opinião formada.

    =* relaivista Thandy!

    ResponderExcluir
  3. Eu também ADORO HP e cresci junto com eles. É tão engraçado, porque, em tese, crescemos juntos! Acho que daí tanta "reciprocidade" com a história... a mentalidade ia evoluindo junto com os livros. Ainda não assisti ao filme. Mas, juro, essa foi a melhor crítica que li. Me deu uma aparato geral e conciso do filme. A do Correio Braziliense de hoje foi ridícula! Parecia mais uma sinopse, e a do Jornal de Brasília foi insosa. Tô doido pra assistir!!! Mas, como toda adaptação, não crio mais expectativas. Já me frustrei muito!!!! Sigo a linha, como vc mesmo citou, "duas linguagens completamente diferentes e que adaptações eram necessárias para que os filmes se tornassem viáveis". E convenhamos: não há nada melhor que a história do livro!

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo em algumas partes com vc em outras totalmente penso o contrário...resumiria da seguinte forma: UM ÓTIMO FILME, UMA PÉSSIMA ADAPTAÇÃO. Logo vendo como artes separadas diria que HP6 foi um dos melhores filmes, em questões de direão, efeitos, trilha, direção de arte e tudo mais. Como adaptação é péssimo, é triste, é muito triste. ODEIO aquela atriz que faz a Gina e como vc não suporto ela a cada 5 segundos, gostei do foco no Rony..ele merecia, já faz tempo que ele tá mais legal que o Harry, cade a batalha no final? QUE merda de cena é aquela do Harry no iníci O.o? Aparatar de dentro de Hogwarts ¬¬'' TENSO! Lilla estava perfeita hahahaha!! Enfim, como filme foi muito bom ri, chorei, e o Dan que não leu os livrs entendeu e gostou. Como fã de Harry sei que muita coisa podia ser melhor. Hermione tá loira ¬¬ ODIO disso. Ahhh poderia falar por horas...tô acreditando nas histórias de que o enterro do Dumb vai ser no início do próximo livro (please)!! MAS COM TODA CERTEZA..o filme foi bem melhor que a "Ordem da Fênix", que além de PÉSSIMA adaptação foi um filme MUITO MUITO RUIM..esse foi o filme que eu nunca mais quero ver! FATÃO!

    ResponderExcluir