segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MUUuuuUu...



Intolerância à Lactose?
Termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vid
a.

OK OK, eu sei que ninguém deve estar entendendo nadaaaaaaaaaa! Pra falar a verdade, nem eu entendi quando a médica disse que eu estava com a tal intolerância. Na minha cabeça a doença, se é que pode ser chamada assim, só era desenvolvida em crianças e se nascia com ela, pra meu espanto. SIM, Humberta, depois de 19 anos bebendo leite, e comendo MUITOS de seus derivados, descobriu que estava destinada a esquecer os privilégios do leite.

Dramas à parte. É chato pra caramba, mas possível de se viver com ela e muito bem, na realidade. Claro que depois de um bom período de choros e ataques a geladeira, e de muita vontade de tomar sorvete e comer chocolate o tempo todo. Como eu tenho certeza que não sou a única no planeta a desenvolver a doença, eu quero dividir um pouquinho da experiência e mostrar algumas alternativas!

O que é lactose e lactase?

A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

Como saber se você tem intolerância à lactose?

Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

Explicada a origem e sintomas da doença, eu me dou a liberdade de dizer, que SIM, existem muitos produtos sem lactose no mercado, e nem todos eles são horríveis e com aquele gosto de soja, que todo mundo pensa. Na realidade, a maioria das pessoas, quando descobre a intolerância pensa logo, OK vou morrer, não posso comer mais nada. E eu digo isso, porque fui uma delas e querendo ou não ainda sou! Mas como pra tudo nesse mundo alguém inventou uma solução, o que não faltam no mercado são produtos que fazem bem pra saúde e te permitem gostar do que você come.

Desde sorvetes especializados, até chocolates, passando por todo tipo de produto que você possa imaginar com leite. É isso, sites e marcas especializadas na produção de alimentos pra quem ja tinha desistido do leite. Pensando não são só nas pobres almas que ficariam sem chocolate, mas também na substituição dos benefícios do leite, o mais importante deles, o Cálcio.

O blog SemLactose surgiu com o intuíto de facilitar e ajudar, dando várias opções, pra quem tem a doença e procura por boas alternativas. Desde receitas, até estudos medicos especializados, passando por uma explicação detalhada da doença e remédios próprios para seu tratamento.

Pra quem ficou curioso sobre os alimentos, eu coloco aqui algumas opções de chocolates sem lactose! Eu adorei a novidade ;D



Nestlé Classic Zero: Barrinhas de 22g de chocolate meio amargo sem lactose, sem açucares e com 50% de cacau.

Talento Intense com Amêndoas: barras de 25 e 90g, contém traços de amendoim, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, leite e nozes. Contém Glúten.


11 comentários:

  1. Oi
    Bom, não fique triste, irá dar tudo certo!
    Eu sei viver sem chocolates e leite numa boa, eu não gosto.. rsrs

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que tem chocolate senao eu tinha umtreco!!
    mais vc começou a ter complicaçoes agora?pq vc disse que sempre comeu e tomou derivados do leite,entao fiquei meio sem entender!!

    beeeijos e ooootima terçaaa

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu ia ser triste....

    eu tomo leite gelado todo dia de manhã e de noite, não sei o que seria de mim... suco me dor de estômago...

    Mas veja as coisas pelo lado bom!! =]
    Temos muitassssss outras variações de doces e etc.


    um bjo

    ResponderExcluir
  4. Não fica triste querida.. mas adoro poder comer tudo!

    ResponderExcluir
  5. Ai, que chato isso!!! Mas existem alternativas bem interessantes também!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, isso é muito ruim!
    Eu tenho uma prima que teve a iuntolerancia diagnósticada aos 4 anos. Ela passava super mal, era horrível.
    Hoje em dia ela já tá acostumada com o leite de soja (aquele Supra Soy do azul sabe?!), e não o troca por nada.
    Outra solução é leite de cabra Beta, mas aí vai de cada pessoa.

    Ai que bom que você também topou em participar lá da séries de postagens! Quando você (e a Sami tbm) puder me manda as fotos por email. O endereço é raissa_reef@ig.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Meninas já postei o selo lá!
    Eu amooooooo esse taleno intense!

    Bjosss!

    ResponderExcluir
  8. EU TEEEEENHO, bate \o
    E desde que eu nasci, poxa vida...
    Mas a maldita só se mostrou mesmo quando eu tinha 1 ano e meio, quando eu fui parar no hospital por causa do leite da minha querida mamãe.

    Quando eu era menor, era bem ruim. Eu não comia qse nada de leite, seus derivados e alimentos ácidos. Agooora eu como só um pouco. Dá p. saber quando tá na hora de parar... Mas é muito relativo. Sábado eu tomei um ovomaltine, mas até ali fazia bem uns 2 meses que eu não tomava nada de leite, nem queijo nem nada de lactose.
    Euuu tomo leite de soja. A Thandy sempre dizia que era ruim, mas eu gosto (Y)

    Beeeijo, parceira de doença =D

    ResponderExcluir
  9. Oi, minha mãe tem, descobriu fazem 5 anos, então ela busca vários alimentos sem lactose, adaptou receitas (e ficaram ótimas), faz bolos..
    O ruim é que as pessoas não entendem, acham que ela está de regime quando fala não posso comer esse bolo..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Leite é veneno: http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

    ResponderExcluir