domingo, 27 de junho de 2010

Frio retorno

O Festival de Inverno de Brasília (FIB) aconteceu esse final de semana. Além de muita música, uma míni-cidade foi construída e carregada de muita comida e bebida para combater a principal atração do fesival: noites GELADAS a 13ºC e vento frio. Evento ideal para todo mundo tirar do armário cachecois, toucas, luvas, casacos grossos e botas. A cara da elegância, enquanto todo mundo esperava o incio das atrações musicais para pular e esquentar! Eu fui no sábado, as atrações foram Skank, Pato Fu, Jorge Ben Jor e Capital Inicial. E falando em música...

Skank e Pato Fu presentearam o público com uma coletânea de nostalgia. Samuel Rosa e banda tocaram "uma mensagem de esperança" ao som de "Uma partida de futebol" - clássico dos anos 90 (me senti velha) - e criticou duramente a seleção de Dunga. Outros clássicos como "É proibido fumar" também estavam na set list.
Após o show do Skank, foi a vez do Pato Fu encantar no palco alternativo do festival, pertinho do público e batizado por Fernanda Takai de Carrossel. O vozeirão de menina de Takai animou a noite candanga! "Ando meio desligado" e "Tempo" foram algumas das canções interpretadas pela pequena Fernanda e banda.

Quando começou o show do Jorge Ben Jor, eu tava morta. Usei esse tempo para me recuperar e me preparar para o show do Capital. Não curti o show, mas ouvi ele todo. Mesmo não conhecendo muitas músicas, a energia era boa. E até eu saí do chão ao som de "País tropical".

Mas quem realmente me impressionou foi o Capital Inicial (real motivo que me levou ao festival). Foi o retorno da banda candanga aos palcos após o acidente de Dinho Ouro Preto num show em Patos de Minas, em novembro do ano passado, onde ele caiu do palco. (para quem não viu a cena, vou colcoar um video do acidente)



Visivelmente mais saudável, o vocalista estava extremamente empolgado e, pasmem, de cara limpa. Eu estranhei. Em muitos outros shows do Capital que eu já tinha ido, Dinho se apresentava aparentemente bastante alterado. Ontem não foi assim.
Dinho estava chapado, sim. Mas de emoção! O corpo e o rosto mais saudáveis do que nunca exalavam a emoção de voltar aos palcos após 8 meses sem tocar e/ou cantar para o público. O sorriso estampado na cara durante todos os minutos do show. Foi possível enxergar a emoção e a vontade que o cantor sentia de estar em cima do palco. (melhor show do Capital da minha vida)
Por uma hora e meia (aproximadamente) o Capital Inicial fez as quase 8 mil pessoas presentes no festival pular, gritar e cantar. Esquentando a fria madrugada brasiliense ao som de músicas clássicas e antigas como "Natasha" e "música urbana", algumas faixas do disco novo (Das Capital) e também a música "Mulher de fases", da extinta banda Raimundos, que tirou todo mundo do chão.
As horas de frio foram compensadas em 1 hora e meia de pura energia positiva e amor pela música. E me deixou com muita vontade de mais Capital. Com certeza, vou no show de lançamento do novo CD.

Ps: texto longo e sem imagens, eu sei. Mas fiquei quase 9 horas no festival.


3 comentários:

  1. Parece que o Festival foi bem animado, apesar do frio. Eu não gosto muito dessas bandas não, mas talvéz iria para prestigir a banda daqui de Brasília.

    ResponderExcluir
  2. O Dinho careta, queria ter visto...

    Apesar do frio, parece que foi bem legal!


    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parece mesmo ter sido beeem animado! mas tbm Capital né? Ninguém iria ficar parado merrmo hahahahaha'

    Beeeijos :**

    ResponderExcluir