quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Faça uma boa escolha

As eleições estão cada dia mais próximas, e para quem se preocupa com o futuro do país, escolher um candidato é bem mais que afinidade, beleza, ou generalidades do tipo. Definir um candidato é pensar num futuro melhor para todos os brasileiros.

É claro que quando pensamos assim, percebemos o peso que dessa responsabilidade, e entre tantos candidatos fica complicado escolher o melhor em alguns momentos. Geralmente definimos rapidamente presidente e governador, mas cargos importantes como senador, deputado federal e deputado distrital (estadual) também devem ser pensados com muito cuidado, eles são essenciais no processo democrático.

Para ajudar nessa escolha, ou pelo menos peneirar um pouco, descobri um site bem legal chamado Repolítica, ele é uma ferramenta de ajuda na hora decidir o voto. Mas como funciona?! A explicação no portal é bem simples:

"você define o perfil do seu político ideal fazendo o teste do candidato. Com base nas suas preferências o site encontra o político que melhor te representa.

As sugestões do site resultam do cruzamento da opinião da comunidade, que avalia ética, ideologia e prioridades do político, com dados da Transparência Brasil e do TSE, que exibem questões como ficha criminal e projetos apresentados."


É só responder 8 perguntas e surge uma lista de possibilidades, já é uma luz no universo gigantesco de candidatos. E o legal, é que ficamos sabendo detalhes dos candidatos e já dá pra ir eliminando os fichas sujas de nossa lista.

É hora de usar essas e outras armas para decidir nosso voto. Eu ainda estava super em dúvida sobre debutado distrital (estadual), é tanta gente, mas já tenho minha listinha e estou olhando a ficha de cada um... Quem sabe eu não escolho meu candidato logo, logo!!




7 comentários:

  1. Putz...essa coisa de eleição é trash....

    Ta difícil esse ano
    Boa sexta-feira
    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Ha eu ainda não voto, mas quan do for a hora, vai ser mo dificil.

    xox

    ResponderExcluir
  3. Super legal!
    Tem gente que vota só por obrigação né?
    Mas eu acho importante ... inclusive, assistir ao horário politico e aos debates, pelo menos uma vez :D

    =*

    ResponderExcluir
  4. e lembrem-se: se você fizer merda dia 3 de outubro são 4 anos no banheiro. E tenho dito! Bjo garotas, saudades daqui, saudações musicais...

    APS

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiz o teste rapidamente e ele me surpreendeu!
    É uma ferramenta de fácil acesso e está disponível a todos os eleitores.

    ResponderExcluir
  6. Sami, que bom que o Repolítica deu uma ajudada na sua escolha! Sou um dos autores do site, e a intenção é exatamente essa: não guiar o voto exclusivamente pela sugestão dada, mas ajudar a peneirar e dar informações de fácil compreensão sobre os candidatos.

    Quem quiser, pode se cadastrar e opinar sobre a ideologia, qualidades e prioridades de cada candidato: é a opinião de todos que serve de base para o teste! http://repolitica.com.br/novo_usuario/

    Um grande abraço, e obrigado pela divulgação!

    ResponderExcluir