segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos - Os arquivos do semideus - Desafio literário Janeiro 2011

Continuando com as resenhas do desafio. Hoje posto meu segundo livro de janeiro vai ai. Já quero pedir desculpas por erros de digitação. Minha tendinite atacou e estou desde cedo na tala! (Y)

A resenha:

Como sempre, comecemos pela snopse. Não há uma sinopse exclusiva. Na verdade, o livro é uma coletânea de várias histórias "não oficiais" que aconteceram com Percy Jackson e algumas outras informações sobre os personagens da série.

No livro, podemos ler três aventuras sobre o que aconteceu com Percy em outros momentos além da aventura oficial contra Cronos, contada em cinco livros. O que para mim faz todo sentido, afinal o garoto não vira um semi-deus "fodão" vivendo apenas uma aventura por ano. O que acho bacana é que o Percy é um ímã ambulante para Murphy. Se alguma coisa pode acontecer de errado, vai ser ao lado dele. As três histórias acontecem mais ou menos nesse esquema.




Na história “Percy Jackson e a quadriga roubada”, Clarisse tem problemas com seus irmãos que são deuses menores, Phobos (medo) e Deimos (desespero), e aparece do lado de fora da escola de Percy durante a aula de química. Os filhos de Ares gostam de Percy tanto quanto o pai e não poupam esforços para acabar com a raça do filho de Posseidon e com Clarisse. No final, Percy dá o seu “jeitinho brasileiro” para resolver.

Em “P.J. e o dragão de bronze”, o semi-deus precisa enfrentar ao lado de Beckendorf, filho de Hefesto, formigas malignas que, até então, eram pura lenda dentro do Acampamento Meio-Sangue. O problema todo acontece durante uma captura da bandeira. Além de quase morrer, Percy precisa lidar com um problema clássico aos 14/15 anos: garotas. Como chamar Anabeth para sair?

A última história foi minha favorita. Em “P.J. e a espada de Hades”, Percy, Thalia (filha de Zeus) e Nico (filho de Hades) precisam encontrar a espada de Hades que foi roubada na forja. O problema é: ela está dentro do mundo inferior e eles tem pouquíssimo tempo para encontrá-la, antes que seja tarde demais e uma arma extremamente poderosa vá parar nas mãos de Cronos.

Enfim, resumindo as três histórias é isso. A parte de aventuras do livro é muito legal e segue o estilo Rick Riordam de texto: rápido, interativo, fácil e divertido. Tudo o que toda a saga de Percy Jackson traz para você durante todos os cinco livros. A histórias são curtinhas e você consegue ler cada uma em uma tarde de dedicação ao livro.
O problema para mim foi a parte de “complementos”. Tudo bem, é legal saber algumas informações a mais sobre os deuses do Olimpo ou sobre os personagens, mas se elas não tiverem ali não faz realmente falta. É meio “encheção” de linguiça.

Nota: 4/5 – As hitórias são geniais, mas a parte de complementos e e entrevistas não faz a menor diferença e é desnecessária.

Ficha técnica:
Livro: Percy Jackson e os Olimpianos - Os arquivos do semideus.
Autor: Rick Riordam
Editora: Intríseca
Páginas: 165




3 comentários:

  1. Eu estou louca para ler Percy Jackson!!!! Muito boa resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. 5º Dia de Meninas!

    O Dia de Meninas convida para o 5º Dia de Meninas, que acontecerá neste sábado, dia 5/02, ás 12hs. Desta vez, além das já tradicionais trocas de experiências e dicas, faremos também um Bazar. A ideia é que todas nós levemos itens do nosso guarda-roupa que estão lá encostados e poderiam muito bem fazer outra amiguinha feliz: roupas, sapatos, makes, bijus... Precisamos que vocês confirmem suas presenças através do e-mail diademeninas@gmail.com, pois passaremos informações adicionais como endereço e otras cositas más para aquelas que se interessarem.

    Beijos
    http://diademeninasbsb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado se acaba de me salvar de tira nota vermelha no colegio tava com preguisa de resumi tudo vlw :P

    ResponderExcluir