sexta-feira, 30 de outubro de 2009

OMG, shoes!

O que não falta por aí é publicação de listas de TopAlgumaCoisa. Melhores músicas, discos, livros, cidades que devemos visitar, pratos que deveríamos experimentar... É uma quantidade enorme de coisas que são catologadas e depois publicadas.
Seguindo essa linha, a editora britânica Conran Octopus em parceria com o Museu de Design de Londres lançou uma série de livros que fala sobre os 50 sapatos, vestidos, carros e cadeiras (cadeiras? O.o) que marcaram o mundo nos últimos anos.
E o lançamento mais recente foi a lista dos tops no mundo dos calçados. Na lista, duas brasileissímas. As sandálias Melissa e as clássicas Havaianas foram contempladas com seu merecido espaço na lista.



A Melissa foi homenageada e foram elogiadas as silhuetas dinâmicas, a cor intensa e o logotipo exótico dos sapatos de plástico. “As qualidades de um material barato e transitório são celebradas ao invés de vergonhosamente disfarçadas”, diz o livro.
Afinal, tem Melissa para todos os gostos, né?



A de oncinha, por exemplo, não me agrada NEM UM POUCO (quem gosta que me desculpe, mas eu não consigo).
Mas as de sapatinho e boneca costumam me conquistar sempre, principalmente as coloridas, eu amo calça jeans, blusa branca e sapatos coloridos.
A versatilidade das Melissas me conquista, e olha que eu sou eterna adepta de tênis!


Já 'as originais' depois de anos sem "soltar as tiras" receberam seu lugar no hall. E foram consideradas "o sapato ideal para explorar a abundância de borracha no Brasil dos anos 60". Além de práticas, são revolucionárias! =]
Com os anos, deixou de ser "chinelo de pedreiro" e ganhou espaço no mundo da moda.
A cada temporada, surgem mais e mais modelos de Havaianas, multicoloridas, para todos os gostos, idades e ocasiões. Há quem diga que é super chic, mas eu prefiro usar só em lugares mais descontraídos.



O clássico dos clássicos, All Star, também teve seu lugar na lista. Não encontrei citações do livro sobre eles. Mas acho que dá pra gente imaginar as razões de porque essas belezinhas ganharam espaço né? Quem ai nunca teve um? E usava para ir para todos os lugares mesmo com a mãe brigando? Durante gerações o tênis All Star foi sinônimo de conforto, praticidade e estilo! (Minha vontade de falar sobre All Star gera outro post, então paro por aqui)


Infelizmente, o livro não foi lançado no Brasil.
E não há confirmação de que isso venha realmente acontecer.
Para quem quiser se arriscar com a versão original, ela está disponível no site Amazon


5 comentários:

  1. Nossa Thandy!! Amei post hahahaha, sério eu nem ia ler agora, mas li todinho!!!! Essa coisa de cadeiras é meio aleatória mesmo O.o

    Acho legal ver o Brasil sendo representado, isso mostra que temos sim potêncial para muita coisa!! Eu não sou assim a MAIOR fã de melissa, gosto de bem poucas. Já Havainas...todo mundo usa, né?! hahahaha

    All Star..vc sabe que não vivo sem!

    beijinhos
    Por Samara Correia

    =D

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que legal! 2 sandálias brasileiras em um top 10! Uhu!
    As duas em amoOo! Acho muito bonitas, confortáveis, e sempre estão na moda.
    All star... isso me deixa até emocionada.

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  3. Babadoo! A Melissa tá se consagrando na gringa, vários eventos, designers famosos desenvolvendo modelos legais. A Havaianas tá começando a investir nisso a pouco tempo mas nem isso deixou de participar.

    Gostei da dica, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amo criatividade! E gostei de dois produtos brasileiros estarem na lista...Sinal que o povo daqui tem cuca para criar produtos bonitos confortáveis e total moda!

    ResponderExcluir
  5. legal mesmo é que isso é uma exposição. imaginem só! uma exposição de SAPATOS! ah, se eu morasse em londres...

    ResponderExcluir