sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Repaginando

Estou eu navegando por sites de notícias diversos quando vejo a seguinte chamada "Branca de Neve toma Prozac em livro espanhol". Minha curiosidade, é claro, me fez dar uma olhadinha.
O livro "La Cenicenta que no queria comer perdices" (A cinderela que não queria comer perdizes), nasceu das ideias da escritora Nunila López Salamero e da desenhista Myriam Cameros Sierra. No livro, princesas clássicas decidem mudar suas vidas, fugir das imposições que a vida lhes pregou, e alterar o final - não tão feliz assim - de suas histórias. Daí vem o nome do livro, na Espanha é comum finalizar os contos de fadas com a frase "foram felizes e comeram perdizes".
Branca de Neve consegue largar o Prozac (remédio anti-depressivo) e decide se bronzear; Cinderela percebe que é hostilizada pela família, e que o tal do Princípe Encantado se tornou um marido reclamão; Bela Adormecida, por sua vez, descobre como acordar sozinha para a vida.
Segundo as autoras, "(O livro) é dedicado a todas as mulheres valentes que querem mudar de vida".

Pela irreverência e fuga da mesmice, o livro acabou sendo sucesso na Espanha e vendeu mais de 50 mil exemplares no país nas seis primeiras semanas após o lancamento. Aqui no Brasil, o livro está previsto para 2010 mas o título ainda não foi definido, já que uma tradução literal do título original não faria muito sucesso aqui, e não seria compreendida.


Nós também temos nossa própria publicação de contos de fadas repaginados. A obra "O mistério de Feiurinha", de Pedro Brandeira, conta a história de uma menina que é princesa num tempo em que as princesas clássicas estão entrando na meia idade. O livro foi adaptado para filme e estreou recentemente nas telonas, com Xuxa interpretando Cinderela, Angélica como Rapunzel e Sasha como Feiurinha. O filme eu não vi, logo não posso opinar, mas o livro eu recomendo.

10 comentários:

  1. já tinha visto a reportagem, achei a ideia genial! Mas eu tenho pena do pobre autor do 'o mistério da feiurinha' que disse que o filme vai bater 'avatar' nas bilheterias, rsrs; sonho de cristal esse dele... bjo, saudações musicais!

    APS

    ResponderExcluir
  2. adorei a ideia do livro, mais do filme da xuxa não gostei muito não! kkk
    beijo

    Letícia

    ResponderExcluir
  3. Aiii que MARA!

    Apesar de gostar dos contos de fadas como são, deve ser mágico o livro x]

    Viiiva a revolução!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  4. Poxa, parece ser ótimo!
    quero ler...
    Tô curiosa pra saber qual nome vão colocar por aqui, espero que seja bom.
    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Já li "O mistério de Feiurinha" até gostei, mais não penso em assistir o filme kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Sempre é bom fugir do comum, né?!

    Creio que o livro fará sucesso pois mostrará a realidade da vida a dois... Assim como, deixará de lado a felicidade eterna!

    Ahhh... eu pensei em um título para o livro no Brasil: "Deu a louca nas princesas" NADA original né?

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. CTZ que vou ler quando lançar no Brasil!

    ótima dica!

    ResponderExcluir
  8. Adoro essas ideias criativas!! Já rí até com o " decide se bronzear" da branca de neve! rs. Fiquei curiosa para conferir o resultado. Só esperar chegar por aqui.
    Beijos, Kellen

    ResponderExcluir
  9. Tenho medo desse filme! Rs...

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Nossa! Que legal! Quando vir aqui para o Brasil, já irei comprar. Parece que irei dar muitas risadas com ele.
    O livro O misterio de Feiurinha, eu nunca li, mas se um dia tiver a oportunidade irei ler. Agora o filme, eu não vou assistir. Não gosto dos filmes da Xuxa.

    Beeijo

    ResponderExcluir