domingo, 30 de janeiro de 2011

Desafio Literário • Infanto Juvenil

Sumi né meu povo? Mas é que eu estava aproveitando minhas férias, fui passar uns dias no Rio de Janeiro. Eu não conhecia a cidade, ela é enorme e não deu tempo de conhecer tudo, mas pelos lugares que passei fiquei encantada, é de fato uma cidade maravilhosa. Claro que nem tudo são flores, o trânsito por exemplo é uma loucura, mas só foquei no positivo. Aproveitei para tirar a semana de férias de internet tb, mas agora estou voltando com tudo!!!

E já volto com as resenhas do Desafio Literário. Para quem não lembra, já tinha postado sobre Aqui! 


Minha lista de leitura de janeiro era a seguinte: 

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll 
Perfeitos, de Scott Westerf 
Férias, de Marian Keyes



Não tive tempo de ler os três livros, mas vamos as resenhas que eu explico tudo!!!


Alice eu ganhei da Thandy no meu aniversário (26 de agosto \o), no meio da loucura da Universidade não tive tempo de ler, na verdade até comecei, mas não fui nem até a metade. Aproveitei o desafio para finalmente ler esse clássico.

Bom, Alice é Alice, e mesmo quem não leu ou não assistiu ao filme tem uma noção do que se trata a história. Eu gosto da animação da Disney, para mim aquela é a Alice, afinal foi meu primeiro contato com ela. O livro tem uma nova dimensão, e eu fico me pergutando: "Como assim é livro de criança?". Pois ao mesmo tempo que é curioso e encantador,  é assustador e confuso. Esse é um dos motivos que faz do livro um clássico encantador, parece que ele nunca vai ser completamente entendido.

Carroll tem o dom de escrever bem com poucas palavras, o livro não é muito grande, mas mesmo assim é muito denso, parece que nunca vai acabar, e quando acaba é um pouco estranho, pelo menos para mim, foi muito do nada, eu queria mais. Em cada linha temos uma amostra da personalidade forte e infantil de Alice, que é uma das personagens mais bem escritas que já tive o prazer de ler, por isso, ela foi tantas vezes citada, filmada, e reinventada.

A leitura não é rápida, não é o tipo de livro que você consegue ler em qualquer lugar, é preciso tirar um tempo para isso. A história é tão fantástica que se não prestamos total atenção, fica tudo sem pé nem cabeça (se é que tem). A narrativa tem viradas a cada página. Por isso, demorei para ler  livro, eu leio muito no ônibus, e esse, definitivamente não é um livro de ônibus.

Por fim, a edição que tenho é linda, com ilustrações divinas!!! Eu indico para qualquer um que tenha paciência e uma cabeça bem aberta. Viajar com Alice não é para aqueles que querem entender tudo, ficaríamos doidos esperando entender.

Livro: Aventura de Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
N° de páginas: 317



Perfeitos foi o livro que não consegui ler, com a viagem e toda correria de janeiro, só tive tempo de comprar o meu exemplar ontem. E claro que estou louca de vontade para começar. O livro é continuação de Feios (que eu li e até que gostei). Esse vai ficar de fora do Desafio, mas não da minha lista de leituras ;D




Comprei Férias no final de Dezembro, na versão livro de bolso que é bem baratinha e cabe em qualquer lugar. É o tipo de livro bem feminino que a gente devora rapidinho.

A história gira em torno de Rachel Walsh, uma jovem irlandesa que mora em Nova York e após perde emprego, namorado, amigos e quase morrer de overdose, volta pra sua terra natal e é internada em uma clínica para dependentes químicos.

O começo do livro é bem atraente, Rachel nega de todas as formas seu vício nas drogas e daí começa uma narrativa sobre a vida dela em Nova York, tudo parece muito divertido e no controle. O legal do livro é justamente o contraponto entre a visão de Rachel antes e depois da internação. Em alguns trechos ela conta as mesmas histórias nos dois momentos de sua vida, e percebemos como os fatos podem ser modificados de acordo com nossa vontade, e conveniência.

Eu amei a Rachel, no sentindo de que eu, de certa forma, parei para pensar um pouco na minha vida junto com ela. Não que eu use drogas huahuahua, mas o livro é antes de tudo, pelo menos para mim, uma jornada de amadurecimento e conhecimento de si mesmo. E sempre que Rachel parava e fazia a leitura de sua vida de um novo ponto de vista, eu de certa forma também tentava fazer da minha.

Claro que num bom livro feminino, não pode faltar romance. E para mim o cara do livro só é bom se eu me apaixonar por ele huhuahuahua. E gente, fiquei caidinha pelo Luke Costello, ele é meu tipo de homem. Amei o visual que a autora criou para ele, e também a forma como a personalidade dele é retratada, chega até a parecer um homem real (muitas vezes, os caras dos livros são príncipes perfeitos e impossíveis). O romance entre Rachel e Luke é quente (aiai uiui) e muito bonito.


Livro indicado para qualquer menina/mulher que goste de comédias românticas!!! Ótima leitura de ônibus, depois que entramos na história não temos vontade de parar (cuidado para não perder o ponto huahuahua). Li rapidinho, e quando acabou eu queria mais, mais e mais. Rachel tornou-se uma querida jornada para mim. E Luke uma delícia de homem huahuahuahua. No mais, a família Walsh é divertida e faz uma boa participação no livro.

Livro: Férias
Autora: Marian Keyes
Editora: BestBolso
N° de páginas:544

Agora é começar as leituras do mês de fevereiro. E prometo que até o meio dessa semana comento em todos os blogs queridos!!! ;D


9 comentários:

  1. Férias bem aproveitadas a sua! No tocante ao desafio, dois livros está de bom tamanho. Até as resenhas de fevereiro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amooo Férias!!!
    Incrivel!

    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Esteve passeando aqui no Rio, é? Que bom que gostou da cidade!

    Concordo com você, Alice definitivamente não é livro de criança!

    Beijo,
    Camila F.

    ResponderExcluir
  4. Ótimos livros! Estou louca para ler Férias!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adoooro ler!
    Dicas literárias são sempre bem vindas!

    bjO

    ResponderExcluir
  6. Só li o Alice, mas faz muuuito tempo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Alice não tem nada de livro infantil realmente. Ahh, fiquei curioso para ler a coleção de Feios.

    ResponderExcluir
  8. Eu li Alice e concordo que nao devemos querer entender Alice. Eu gostei muito,

    ResponderExcluir