sábado, 5 de setembro de 2009

Falando com o Presidente...


Ops..eu disse "falando com o Presidente" no título?! Ahh desculpa pessoal, é por que sou acostumada com a idéia de interatividade que existe nos blogs, uma pessoas posta,e outras comentam...e assim acontece a tal troca de informações e opiniões.

Acontece que o com o nosso Presidente é diferente! Os jornalistas (na foto com o Lula) escrevem pelo presidente, nós vamos lá para ler, e acabou a história! Exatamente, não temos espaço para comentar os assuntos no Blog do Planalto. Sinceramente, já temos uma dezena de espaços onde o Presidente fala a gente escuta e não temos direito de resposta. Um blog, sem essa ferramenta básica perde um pouco da necessidade de existir. O melhor é a desculpa que encontramos no "blog" para o fato:

"O Blog do Planalto terá área para comentários?
Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade."


Dificuldades práticas? Deus, até um blog gratuito tem um sistema de comentários super simples, onde você até pode moderar, aceitar o comentário só depois de analisar o conteúdo! Ah, mas no blog do presidente muita gente vai comentar, tem blogs famosos que recebem centenas de comentários e nem por isso tem tais dificuldades... Não custa nada arrumar uma pessoinha para ser moderadora do blog, mas enfim, para que tornar tudo mais difícil?! O legal é deixar o povo sem voz mesmo, mais simples e prático, muito menos dor de cabeça!

Além do mais, os temas abordados no blog estão mais para propaganda pura e simplesmente, do que para qualquer outra coisa! Se alguém espera ver temas de grande interesse popular, ou assuntos que estão na boca do povo e na mídia, pode esquecer, por lá o máximo que você vai encontrar é um post falando da nova "realização do governo"!

Contudo, nem tudo está perdido para gente, podemos não ter direito de comentar lá no blog do planalto diretamente para a assessoria do presidente, mas temos um meio alternativo para isso. Uma alma caridosa (ou almas) criou um Blog do Planalto 2, lá encontramos os mesmo posts do blog oficial da presidência, mas com uma diferença quase nada importante, temos espaço para comentar! Olha só que coisa, umas pessoas por aí tem tecnologia para comentários e os jornalistas do presidente não tem. Presidente pode me contratar que eu sei cuidar dos comentários, até moderar se o Senhor desejar!

Por Samara Correia

6 comentários:

  1. Oi.
    Meu Deus... É cada coisa que a gente vê.
    Não, pra quê tudo isso? Nós só queremos expressar nossa opinião. Esse povo...
    Bom, pelo menos tem algumas pessoa com juízo que criaram um Blog do Planalto 2. Deus é bom!rs.
    Bom final de semana.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso tudo é medo das críticas que o governo pode receber.
    E medo de processos por moderarem comentários que contenham tais críticas.

    ResponderExcluir
  3. Aí está, um blog, ou qualquer meio de informação não sobrevive se não existir a interatividade.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é uma hipocrisia completa fazer um blog do planalto sem abertura para comentários. É querer deixar realmente claro que o povo não tem voz nenhuma.
    Absurdo!

    ResponderExcluir
  5. Geeente que vergonha... Blog sem comentários? Que lixo!
    Alôu interatividade!
    p. que fazer um blog se o povo não pode comentar?

    Se eles quiserem uma dupla de moderadoras, eu me ofereço p. ajudar, se bem que não deveria ter moderador, era só ter todos os comentários e pronto. Afinal o presidente em que ouvir o que o povo diz, independente de ser bom ou não p. ele.

    ResponderExcluir
  6. O mais legal... como o blog do presidente é Creative Commons, podemos copiar a vontade, IGUALZINHO e colocar comentários. E eles não podem achar ruim.

    O lado bom da nerdísse Linux. Ou seria Pirate Bay? Hummm..

    ResponderExcluir